domingo, 28 de junho de 2015

Refletindo sobre a saudade - 28 de junho


A saudade é uma dorzinha que vai amassando o peito, triturando o coração e que ao mesmo tempo faz com que revivamos bons momentos e sintamos a felicidade novamente. A saudade nos leva para um lugar, com um determinado cheiro, uma música, um ruído, uma luz, uma cor, um sentimento, tão rapidamente, tudo tão eterno, que não sabemos se aquilo existiu realmente ou foi uma construção da saudade. A saudade é relativa ao passado, mas também se atrela ao futuro. Podemos sentir saudades de um sonho, de uma idealização, de um desejo que nunca realizamos. Ao mesmo tempo, na iminência do afastamento, podemos sentir saudades do que ainda estamos vivendo, sabendo que em breve, tudo será diferente. Essa saudade é melancólica e resignada, e dói no peito com o silêncio do porvir e da expectativa.

A saudade pode matar, mas faz viver, revivendo. Faz viver porque sentimos saudades apenas do que foi bom para nós, e através destas boas experiências, esperamos e construímos outros momentos de saudades, se formos inteligentes o bastante para aceitar que bons momentos são todos os momentos em que desejamos viver com alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passando o Reveillon fora de casa e terminando o meu blog - 31 de dezembro

Este ano foi realmente um ano decisivo para a minha vida. A ideia do blog surgiu depois de alguns acontecimentos que colocaram um po...